11 de abril de 2015

4° Mês e Amamentação


Ana e Samuel fizeram 4 meses.
Estão super bem, saudáveis, com peso e medidas dentro da normalidade.
Fomos ao pediatra e ela deu parabéns a eles.
Ana está com 5kg e 58cm
Samuel com 6kg e 60cm.

A Ana descobriu que pode emitir diversos sons, dá uns gritinhos, dá gargalhada e faz uns barulhinhos engraçados. Dorme praticamente a noite toda. Está bem mais calma, uma princesinha.  Ela fica de bruços super bem, ergue a cabecinha e fica durinha, já consegue a pegar e segurar objetos. Bem espertinha. 

O Samuel é super carinhoso, adora cantar ou fazer barulhinhos com a boca. Descobriu que pode chorar alto, muito alto...kkkkkk Ele ainda acorda a noite de 3 em 3 horas para mamar, mas de manhã não gosta muito não. Ah.. ele acorda muito cedo, 5:30h já está acordando. Ele já aprendeu a virar de bruços, mas ainda não sabe desvirar. kkkkk e acha que já pode sentar... não quer mais ficar deitado. Ah... caiu da cama... me deu o maior susto, mas amorteceu num colchão que estava no chão, foi só susto mesmo, mas aprendi.... não posso deixar eles mais sozinhos em lugar perigoso.. kkkkk

Eles amam tomar banho. É muito bom ver a alegria deles.

A "santa" rede...rsrsr. Durante o dia o jeito melhor e mais rápido  de fazer eles dormirem é colocar na rede. Adaptamos tipo um colchonete dentro dela, de forma que caiba os dois e eles fiquem confortáveis. Aqui vai uma foto para terem ideia de como é, aqui eles estão meio amontoados, mas estavam de graça, rsrsrs. Quando vão dormir eu arrumo eles de modo que fiquem bem à vontade:

Amam assistir TV... desenhos então... nem se fale! As cores e sons chamam muito a atenção deles. Já posso tomar banho + demorado ou fazer outras coisas enquanto eles assistem TV.

Vamos falar agora sobre: "AMAMENTAÇÃO"

Quero compartilhar um momento muito ruim que passei.

Meu sonho era amamentar, queria muito. Sonhava com esse momento.
Antes mesmo deles nascerem, na semana anterior, comecei a me alimentar daquilo que diziam que ajudava a descer o leite.
Na maternidade, logo após o nascimento, já colocaram os dois para amamentar.
As enfermeiras do banco de leite me ajudaram a amamentar corretamente, mas foi bem dificil. 
O leite demorou uns 4 dias para descer.
Enquanto isso e já na maternidade eles passaram complemento.
Em casa continuei a dar o complemento.
Era peito e após o complemento. Eu sempre escolhia um deles para o peito e o outro era na mamada seguinte.
Só que nos primeiros dias eu estava meio "passada", "exausta" e achamos por bem eu não dar o peito a noite, somente durante o dia.
Eu tinha muito leite, vazava, não podia ficar sem o protetor, pois, encharcava minhas blusas.
Doia muito para amamentar, o peito não rachava, mas assava. Se fosse o Samuel que mamava, podia saber que logo após o seio já estava todo vermelho.
Quando deu 30 dias após o nascimento, meu seio direito amanheceu dolorido.
Dei mamá mesmo assim. Fazia massagem nele, mas continuava dolorido.
Passou os dias e a dor foi aumentando. Pesquisei na internet e dizia pra fazer compressa com água morna e massagem. Fazia várias vezes ao dia.
Quando deu uns 15 dias de dor, mandei um whats para meu médico. Ele respondeu que eu deveria ir a algum médico para fazer uma avaliação, pois, ele estava de férias.
Fui ao médico, ele pediu para parar de amamentar daquele peito e tomar antibiótico e anti-inflamatório por 10 dias.
Assim eu fiz.
A dor não passava e só ia aumentando.
No final de janeiro, procurei o médico novamente, ele pediu para continuar a medicação. Eu estava com "Mastite" no seio.
Fiquei mais alguns dias passando muito mal.
Em um dia de muita dor, minha irmã teve a ideia de eu ir fazer uma ultrassom da mama.
Marquei com um médico conhecido do meu esposo. 
Chegando lá ele assustou e me encaminhou direto para o hospital.
Aquela mastite se tornou um "Abscesso" de forma aguda.

Havia uma bolsa de pus, do tamanho de uma laranja.
Foi feito a cirurgia no mesmo dia. Retiraram quase 1 litro de pus.
A dor era imensa, quase insuportável. Bem pior do que a dor de parto que tive.
Após isso, o leite dessa mama secou.
Continuei a dar mamá apenas na outra mama.
Por causa dos dias de intensa dor, estava dando + mamadeira do que o seio.
Então... as crianças já não queriam mais o seio.
Aos poucos eles foram mamando cada dia menos.
Eles viraram o rosto quando via o peito, preferiam a mamadeira.
Foi diminuindo os minutos, antes 15 min, 10 min, 5 min... até que... Faz 4 dias que não dou mais.
Acho que encerramos essa fase!
Um pouco frustante? Sim.
Mas... dei o colostro e tentei fazer o melhor por 3 meses... eu tentei.
Sim, eu tentei!

6 comentários:

  1. Como eles cresceram Jana!!!! Estão ainda mais lindos!!!! Feliz que tirando a parte da amentação vocês tenham tido uma adaptação tranquila!!! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Q lindo seus bebês !!!! Deus abençoe vcs !!!
    Sobre a amentação não se culpe, vc fez sua parte, e continua fazendo, o importante é eles estarem bem!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu supoer te compreendo.Safira não pegou peito de jeito nenhum e eu tinha muito leite.Conclusão?Mastite nas duas mamas!Acabou que tomei antibiotico e depois o leite secou.Então ela sempre usou complemento.Mas Deus sabe de tudo,o importante eh seus lindões estarem fortes e saudáveis!Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Que Maravilha ver o agir de DEUS. e poder dizer DEUS do IMPOSSIVEL.tudo e´possivel aquele que CRER.Sao lindos meus olhos enchem de agua pois é muita emoção.não fique triste por não amamentar pois o melhor está em suas mãos e não tem preço.um abraçooo.Iara belo horizonte.

    ResponderExcluir
  5. estão lindos estes dois milagres e que chato não poder amamentar por mais tempo eu infelizmente não consegui tambem mais Deus sabe de nossas vontades e como tentamos e lutamos vc esta dando o seu melhor da para ver nestes rotinhos lindos bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Janaina

    Apesar de você não me conhecer, eu acompanhei o seu blog, há uns 02 anos atras, quando você ainda estava tentando engravidar.
    Fiquei surpresa ao reencontrar o seu blog e ver os lindos milagres.
    Estou te escrevendo para contar que também estou com o meu milagre no colo, há quase 08 meses, pois, como você a minha bebê também se chama ANA, por causa da promessa que Deus fez a ANA (mãe de samuel).
    Que Deus abençoe a sua vida e de seus bebês.
    Abraços
    Renata

    ResponderExcluir